quarta-feira, 8 de julho de 2009

Consultoria: a profissão do (ou sem...) futuro?

Quem não conhece a piada, uma das mais rodadas da WEB, do consultor e do pastor de ovelhas?
Só para refrescar sua memória:

"Sujeito para o BMW ao lado de um pastor, na montanha, e pergunta:
- Pastor, se eu adivinhar quantas ovelhas tem no seu rebanho, o sr. me dá uma?
- Sim, responde o pastor
O sujeito puxa o notebook, acopla o celular, acessa A INTERNET, o GPS, enfim, aciona toda sua parafernália tecnológica e atira:
- Pastor, o senhor tem 313 ovelhas.
- Acertou, responde o Pastor. Pode pegar sua ovelha.
O sujeito apanha um animal e volta para o BMW, quando o Pastor retruca:
- Se eu adivinhar a sua profissão, o sr. devolve meu animal?
- Sim, responde o sujeito.
- O sr. é consultor !!!, afirma convicto o pastor.
- Como adivinhou ? responde surpreso o consultor.
- Por três razões:
Primeiro, o senhor se meteu onde não foi chamado.
Segundo, falou o que eu já sabia.
Terceiro, não entende nada do meu negócio. Devolva o meu cachorro."

Essa história nos diz duas coisas muito importantes. Em primeiro lugar, a verdade. O consultor é o especialista em nos dizer o que já sabemos. Mas diz também que a denominação de consultor está desgastada. Está caindo no descrédito.
Mas, para quem pretende entrar nesse mundo lucrativo, calma, nem tudo está perdido!
Você não precisa ser um consultor, quando pode ser um "PERSONAL Alguma Coisa (ou Something...)"! No final das contas dá tudo no mesmo, só que o segundo tem a vantagem de já vir com sobrenome.
E está na moda, o que é outra vantagem.

O que talvez tenha sido o pioneiro nessa nova tendência (palavra, diga-se de passagem, que também está na moda) foi o Personal Trainer (mais conhecido pela população em geral como Personal Trem). Esse consultor faz exatamente o que o instrutor da academia faz, com a diferença de que fica olhando pra sua cara enquanto você sua. É muito comum em academias chiques e a maior vantagem de ter um é poder desfilar com ele entre os aparelhos, já que normalmente é proibido o acesso de animais de estimação em academias.
O Personal Trainer deixa de ser consultor para se tornar um profissional de verdade quando vai até você para fazer um trabalho específico que as academias não oferecem. Mas, nesse caso, ele perde totalmente a importância, porque ninguém vai ver que você tem um.

Já ouviu falar em Personal Stylist? Se você ganhou na Megasena ou ficou rico com futebol, jogando ou casando com um jogador, então, inevitavelmente, um Personal Stylist baterá à sua porta. Nos seis primeiros meses, o trabalho dele se resumirá a fazer você falar corretamente "Per-so-nal Sty-list". Não se engane, para quem não tem fluência em inglês, pronunciar essas duas palavrinhas pode ser uma tarefa mais indigesta do que assistir ao programa da Ana Maria.
Esse profissional(?) existe para que você não resolva ir de roupa de praia a um casamento, por exemplo. Sua atuação é imprescindível junto àquelas pessoas sem um pingo de bom senso, que não tenham espelho em casa e, ainda por cima, não tenham parentes próximos ou vizinhos a quem pedir uma opinião. Caso você se enquadre nesse perfil, não perca tempo, contrate um Personal Stylist imediatamente.

Existe também (pasme!) o PDA Personal Trainer, que irá lhe ajudar a usar o seu aparato tecnológico. É muito útil para quem acha que manual de instruções e bula de remédio só servem para fazer peso na caixa.

O Personal Chef (calma!... não é Personal Chefe, embora a categoria dos puxa-sacos esteja carente desse profissional) é uma versão atual da velha e boa cozinheira. A diferença é que cobra mais caro. Seu público-alvo são as pessoas que não sabem cozinhar, tem preguiça de se dirigir a um restaurante e não sabem usar o telefone pra pedir uma pizza.

Mas de nada adiantarão os serviços de um Personal Chef na sua vidinha simples se não for consultado também o Personal Diet. Evolução de um ser da Pré-História conhecido como Nutricionista, esse, enfim, é um profissional importante na sua vida, pois estabelece parâmetros para que você tenha uma alimentação balanceada e saudável. Espere aí! Esse não era o papel do Nutricionista? Sim, claro. O Personal Diet é algo mais. É, para ser sincero, um algo mais que ainda não descobri o que é... vai ver ele anda com um chicotinho pra bater na sua bunda quando você fugir da dieta. É... deve ser isso.

Pensa que acabou? Para sua surpresa, existe o Personal Friend. Isso mesmo! O Personal Friend é aquele amigo(?) fiel(?) sempre ao seu lado para as mais diversas ocasiões. Sua especialidade são os eventos culturais, mas é também uma espécie de coringa para substituir o Personal Stylist, o seu cachorrinho nas caminhadas matinais, seu motorista, seu psicólogo, seu psiquiatra e até mesmo seus amigos de verdade, caso você os tenha.

Nenhum desses, no entanto, aproxima-se em importância da Personal Sex. Não é uma puta, esqueça isso. Essa profissional ensina a mulher a encontrar os pontos de prazer em seu próprio corpo, as famosas zonas erógenas. Ensina também um tal de Pompoarismo, que numa linguagem mais popular, seria chamado de "ginástica de buceta". Resumindo, a Personal Sex nada mais é do que uma professora de siririca.

Então, se você tem algum talento ímpar ou uma profissão ainda sem equivalente no mundo Personal, seja um pioneiro!
É uma excelente maneira de se dar bem fazendo o que sempre fez ou, melhor ainda, sem fazer absolutamente nada. O retorno é garantido, pois o que não falta é gente besta querendo jogar dinheiro fora.


E pra quem acha que estou inventando:
http://www.personalstylist.com.br/personal.php
http://beleza.terra.com.br/mulher/interna/0,,OI3813164-EI7590,00-Ter+um+chef+para+chamar+de+seu+esta+virando+moda.html
http://www.pdapersonal.com/quemsomos.htm
http://www.tonisa.com.br/
http://www.personaldiet.com.br/
http://www.personalcare.com.br/diet.php
http://www.personalbrecho.com.br/quemsomos.php
http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI3862431-EI1377,00-Personal+sex+ensina+caminhos+de+pontos+Gs+para+a+hora+H.html

Um comentário:

Escreva o que quiser.
Até pq se eu não gostar vou apagar mesmo!... kk