segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cotas

Esse texto do Juarez Silva Jr não é exatamente sobre as cotas nas universidades. Mas aproveitei que ele tocou no assunto para alimentar essa discussão.

http://blogdojuarez.amazonida.com/wp/?p=152

"Caro Juarez, com relação a esse assunto das cotas, é importante termos muito cuidado. Eu, particularmente, coloco-me ora contra, ora a favor (calma!… não sofro de distúrbio bipolar… rsrs).

Deixe-me explicar.

Para aqueles que querem acabar com as cotas, posiciono-me firmemente a favor delas, pois sou ciente da intenção mesquinha dos que a elas se opõem, que visam somente perpetuar as desigualdades sociais. O sistema de cotas racha duramente o modelo atual de divisão do trabalho, no qual quem já é rico ou classe média (e branco, na quase totalidade) ocupa os cargos que definem os rumos da sociedade e os pobres (negros e mestiços, em sua maioria) ficam relegados aos trabalhos sem poder de decisão. Isso incomoda muito a quem hoje detém o poder.

Para quem é a favor das cotas, posiciono-me contra alguns modelos que estão sendo apresentados. Se a intenção do Movimento Negro (embora não exista um, mas vários movimentos negros, alguns, inclusive, muito equivocados) é democratizar o espaço social e, não, segregar, então olhar para a cor da pele não é o suficiente.

Para ser mais claro, cito os exemplos dos sistemas de cotas da UNB (Universidade de Brasília) e da UNEB (Universidade do Estado da Bahia). No primeiro, há uma comissão que valida a cor informada no formulário de inscrição, para confirmar ou não se o candidato é negro e merece o sistema de cotas. Já na UNEB, para aceder ao sistema de cotas, o candidato deve se autodeclarar afrodescendente (o que ninguém valida), mas o que irá definir seu direito às cotas é ele ter feito os 3 últimos anos do ensino fundamental em escolas públicas. Penso que esse último sistema é muito mais correto que o primeiro.

Ainda assim, no meu ponto de vista, o sistema de cotas está invertido. Nas universidades públicas deveria ser criada uma cota de 10% para estudantes de qualquer escola, pública ou privada. Os outros 90% deveriam ser exclusivos para quem cursou os 5 ou 7 últimos anos do ensino fundamental em escolas públicas. As universidades públicas devem ser para quem estudou em escolas públicas. Quem pode pagar pelo ensino particular, que o faça também no ensino superior.

Isso seria muito mais democrático. Também não deixaria de ser uma ação afirmativa, já que a maior parte dos estudantes de escolas públicas é composta por afrodescendentes (negros, como você, e mestiços, como eu).

E sem segregar, o que também é importante.

Sérgio Sales."

4 comentários:

  1. Bom, sou contra as cotas pq para mim separam mais que unem, sou a favor sim de melhoria do ensino e acesso a faculdade de pessoas da rede publica, independente de cor. Quanto a quem faz seu ensino fundamental e/ou medio em rede particular ter que cursar faculdade particular nao concordo pois o ensino de hoje da rede publica ta uma bost... e eu faço todo o sacrificio para meus pequenos estarem em uma escola melhor, seja ela particular ou nao, ultimamente a particular, mas nao acho que se perde o direito a uma faculdade publica, considerando o critério de qualidade de ensino. Entendo que hoje muitos que tem condições financeiras cursam faculdades publicas, mais pelo acesso ja que quem precisa trabalhar seja da cor que for, nao pode se dar ao luxo de fazer ufba, mas enfim. E nao sei identificar quem nao é afrodescendente nessa nossa terrinha, so sei de uma coisa, alguem ta com a minha vaga na ufba!

    cheiro

    ResponderExcluir
  2. Tatá, o ensino fundamental público está ruim (acho que não chega a estar uma bosta... rs) por vários motivos. Um deles é ficarmos entoando repetamente essa cantilena de que as escolas públicas são uma porcaria, seus professores são despreparados e os alunos, uns estúpidos. Esse é o discurso de quem quer que tudo fique na mesma, pq está bom pra eles. Minha esposa fez todo o ensino fundamental em escolas públicas e hoje é mestra, já aluna de doutorado. Como ela, conheço alguns outros, que poderiam ser bem mais. O ensino público é ruim, sim, mas não é uma tragédia irremediável. Podemos melhorar, se não ficarmos de braços cruzados.
    Outro motivo para o ensino público estar como está, é justamente haver muito poucas pessoas oriundas dele nas esferas decisórias do poder. As vagas nas universidades públicas estão sendo ocupadas por quem pode pagar um ensino fundamental particular, isso faz toda a diferença na hora de definir prioridades. Se o acesso às universidades públicas passar a ser vinculado ao ensino fundamental público, certamente este último irá melhorar.
    Obviamente, as forças do mal (putz... falei igual ao Sr. Incrível agora... rs) iriam tentar sucatear as universidades públicas, mas isso seria bem mais difícil, pois estamos em outro momento histórico.

    ResponderExcluir
  3. Papel,

    Eu, mesmo ainda sendo gatinha, peguei um bom momento de escola pública, daquelas que so entra por media e eu corri atras, mas infelizmente hoje é dificil até pq passar por media sem base são outros "pehaps". Vários fatores que fazem com que o ensino esteja assim. Nao sei o que seria cruzar os descruzar os braços quando existe alguem "escolhido" para levar isso a diante. Eu particularmente sou contra os "amigos da escola" por exemplo pq tem professores e porteiros e copeiras para receberem e trabalharem, alem dos nossos impostos pagos e todo aquele bla bla bla que vc conhece, acho que na verdade deveriamos cobrar mais, igual a quando é particular e sentimos no bosto os nossos tais direitos roubados.

    Lembro que li uma noticia que alunos da ufba estavam saindo da faculdade com um "indice" menor do que entraram em aproveitamento e isso é uma pena.

    Enfim, vou tentar meu mestrado na ufba sem ter sido aluna especial... metendo a cara pq tem que ser assim... nao tenho pretensão de passar ja que de cara "dizem" que nao se consegue sem ser amigo de algum professor... mas nao tenho nada a perder mesmo hahaha e se passar vai ser show!

    Parabens para sua preta, sem preconceitos haahahaha pelas conquistas!

    cheirinho

    uma certa bruxa...

    ResponderExcluir
  4. E eu que fui bolsista acabo me ferrando no fim das co(n)tas :p

    ResponderExcluir

Escreva o que quiser.
Até pq se eu não gostar vou apagar mesmo!... kk