terça-feira, 28 de julho de 2009

Divirta-se!

Perguntaram-me uma vez, por que eu disse "divirta-se", ao me despedir.
- Estou indo pro trabalho, responderam.
E isso não pode ser divertido? Ou, ao menos, mesmo que minimamente, prazeroso?

O mundo é dinâmico, o tempo é curto, a vida é corrida. Quando repetimos isso, esquecemos que é a nossa vida que vivemos, o mundo que percebemos é o nosso. O tempo passa com a velocidade que damos a ele. Que ele passa, é fato. Mas pode passar rápido como alguém que nos assusta por que correu para pegar o ônibus, ou lento como um avião que desenha uma esguia linha branca num fundo azul e que acompanhamos para ver quão longa será a linha.

Alguns grandes vilões da história mundial encheram nossas cabeças com falácias que nos fazem esquecer o que somos. Tempo é dinheiro, prazer é pecado. Tudo besteira. Refrões repletos da mais pura crueldade humana, para reprimir, dominar.

Perceber, contemplar... é isso o que nos falta. Esquecemo-nos de fabricar alguns pequenos hiatos em nossas rotinas para essas importantes e prazerosas tarefas. Tocamos nas coisas, mas não sentimos sua textura. Olhamos, e não percebemos os detalhes que compõem o todo. Espreguiçamo-nos, mas não nos deliciamos com esse momento mágico do nosso corpo e com o bem estar que ele proporciona.

Tempo é simplesmente a coleção das nossas experiências. É provar um suco novo a cada dia. É dizer "eu te amo" todas as manhãs, como se fosse a primeira vez. É aprender a costurar. É beijar um amigo. Usar um penteado ou uma roupa que nunca usou antes, só para ver como fica. É sentar de frente para o mar, de pés descalços, sem pensar em nada, apenas pelo prazer de ter deixado um monte de coisas sem fazer e, ao final, constatar que o mundo não acabou por isso.

Sem essas coisas, o tempo se resume a um passar de segundos.

Sei que faço parte dessa grande máquina que se tornou o mundo e, junto com ela, movimento-me.
Mas, também, dedico-me a sentir prazer, degustar meu tempo, perceber e contemplar.
E a repetir: divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva o que quiser.
Até pq se eu não gostar vou apagar mesmo!... kk