quinta-feira, 23 de julho de 2009

Resposta a e-mail.

Recebi, hoje, um email contendo uma suposta notícia sobre a viagem do Presidente Lula para participar da reunião do G20. O e-mail é a reprodução do texto que pode ser lido nesse link: http://www.brasilverdade.org.br/index.php?conteudo=canal&id=429&canal_id=21

Resolvi verificar a veracidade da informação.

A fonte citada (Correio da Tarde) não possui referência nenhuma ao que foi descrito nesse e-mail. As referências que encontrei sobre isso na net continham somente esse mesmo texto, reproduzido irresponsavelmente em vários blogs.

Mas, tudo bem, suponhamos que todas as informações contidas naquele texto são verídicas. A partir daí, vamos botar nossos neurônios pra funcionar um pouco. Vamos por partes.

1. O Presidente Lula hospedou-se num hotel de luxo. Será que os presidentes anteriores faziam e os de outros países fazem diferente? Afinal, para que os hotéis de luxo tem as famosas suítes presidenciais? Ah, esqueci... Lula é nordestino, foi metalúrgico e sindicalista, isso não é pra ele.

2. Lula gosta de cachaça. FHC, o presidente que inventou o apagão, o mensalão, enriqueceu Daniel Dantas (o maior bandido brasileiro da atualidade) e sumiu com o dinheiro das privatizações, tinha uma adega milionária dentro do Palácio da Alvorada, com vinhos e uísques caríssimos. A fonte dessa informação é o jornalista Paulo Henrique Amorim, que afirma para quem quiser ouvir, que esteve nessa adega e pode descrevê-la. Agora, uma pergunta: por que beber uísque pode e cachaça não pode? Eu, particularmente, prefiro cachaça. Ah, claro... cachaça é coisa de nordestino, ou de pobre.

3. O que é uma cegueira cultural? Seria por acaso, não acreditar que a epidemia de gripe suína é uma invenção da mídia, assim como foi a da febre amarela, em que pessoas morreram por que se vacinaram sem necessidade? Seria saber que Sarney não se tornou corrupto de uma hora para outra, mas que agora é esse "monstro" porque se afastou da direita a quem sempre serviu? Seria achar patéticas as afirmações da Miriam Leitão de que o Brasil está indo para o ralo, mesmo com o país emprestando dinheiro ao FMI? Seria sentir nojo de quem disse que Lula ia confiscar a poupança, como fez Collor, quando as medidas tomadas foram justamente para proteger os pequenos investidores (nós, o povo) dos grandes especuladores? Se ser um "cego cultural" é recusar-se a ficar de joelhos perante as idéias reacionárias da classe média e de quem domina a grande mídia, pode ter certeza de que sou um. A propósito, quem inventou esse termo "cegueira cultural" não tem a menor idéia do que seja cultura.

4. Gostei da frase "Os políticos brasileiros não são eleitos por quem lê jornais e sim por quem limpa a bunda com eles", mas, infelizmente, ela ainda não é verdadeira. Quando a democracia da internet acabar de vez com esse jornalismo podre que toma conta do Brasil e essa frase for totalmente verdadeira, podemos ter certeza de que nosso país será muito mais justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva o que quiser.
Até pq se eu não gostar vou apagar mesmo!... kk